3 de abril de 2012

A Moreninha

O primeiro grande sucesso do Romantismo brasileiro, A Moreninha narra o romance entre dois jovens prometidos desde o despertar do amor.
Conquistou um grande público pela linguagem simples e coloquial, apresentando apenas um pouco de suspense, muita ação passageira, imprevistos, cenas cômicas para desanuviar o ambiente e um final feliz, deixando os leitores pronto para a próxima obra.



A trama gira em torno de uma aposta feita entre quatro jovens estudantes de Medicina. Um deles, Augusto considera-se incapaz de se apaixonar mais de quinze dias por uma mesma moça e comprometeu-se em escrever um romance caso isto ocorresse durante a estadia dos jovens um uma ilha, onde morara a avó de Felipe.
Ao desenrolar dos dias na ilha, Augusto interessa-se por d. Carolina, uma menina travessa acostumada a todos encantar pelas suas peripécias.
Em um diálogo com d. Ana, avó de Felipe, nosso estudante conta-lhe suas aventuras amorosas, lembrando-se de uma velha conhecida de infância a qual prometeu casar-se somente com ela.
Com um final feliz, Augusto encontra esta velha conhecida de infância, perde a aposta e intitula seu livro de A Moreninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário