Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galileia até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para Ao parto, e Maria deu à luz seu filho primogênito e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
José e Maria eram judeus e observavam os costumes de sua nação. Tendo Jesus a idade de 6 semanas, eles O apresentaram ao Senhor, no templo em Jerusalém. Essa prática estava de acordo com uma lei que Deus havia dado a Israel.
Nos dias de Jesus os judeus davam muita importância à educação dos filhos.Suas escolas eram anexas às sinagogas ou casas de culto; os mestres denominavam-se rabinos, e eram pessoas que se supunham dotadas de cultura. Jesus não frequentou essas escolas, porquanto ensinavam muitas coisas que não eram verdadeiras. Em vez da Palavra de Deus eram preceitos dos homens que ali estudavam, e muitas vezes estes estavam em contradição com o que Deus havia ensinado pelos Seus profetas.O Batismo de Jesus: O Messias é Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, Marcos 1:9-11
Nesses Dias, Jesus chegou de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho, amado; em ti encontro o meu agrado.'Notas: O céu se rasgou: Na pessoa de Jesus, a separação que havia entre Deus e os homens se rompeu. A voz apresenta o mistério do homem de Nazaré: ele é o Filho de Deus, o Messias-Rei que vai estabelecer o Reino de Deus através do serviço, como o Servo de Javé.
Parábolas
As parábolas de Jesus podem ser muito curtas, e com freqüência tomam de empréstimo imagens da natureza. Como a Parábola do Semeador, que procura distinguir os obstáculos para a compreensão da Palavra de Deus. Mas também podem ser longas histórias que desenvolvem temas tirados da vida diária. A Parábola do Filho Pródigo demonstra o amor do Pai em ver seu filho arrependido e convertido a Deus.
Jesus anuncia uma nova moralidade
Notas: O que vem de fora não torna o homem pecador, e sim o que sai do coração, isto é, da consciência humana, que cria os projetos e dá uma direção às coisas. Jesus anuncia uma nova forma de moralidade, onde os homens podem relacionar-se entre si na liberdade e justiça. Com isso, aboliu a lei sobre a pureza e impureza (Lv 11), cuja interpretação era o fundamento de uma sociedade injusta, baseada em tabus que criavam e solidificavam diferenças entre as pessoas, gerando privilegiados e marginalizados, opressores e oprimidos;
Grande parte dos ensinamentos de Jesus também se deu através de suas conversas com os discípulos, com homens instruídos ou com outras pessoas que ele encontrava. Na conversa que Jesus teve com um jovem rico, o Filho do Homem nos ensina que a riqueza material não é importante para Deus, somente cumprir seus mandamentos e crer na Palavra é suficiente para entrarmos no Reino de Deus.
Sermão da Montanha
No primeiro vídeo acima é apresentado o Sermão da Montanha, que teve diversas interpretações ao passar dos anos:
INTERPRETAÇÕES DO SERMÃO DA MONTANHA
- Desde os primeiros dias da Igreja, muitos acreditaram que o Sermão da Montanha devia ser tomado literalmente. Numa dissertação teológica, Albert Schweitzer afirma que os primeiros cristãos esperavam que Jesus voltaria muito em breve. Para eles, o Sermão da Montanha funcionava como uma ética provisória enquanto o aguardavam. Mas, com o passar do tempo, a noção da volta de Jesus se alterou, e isso levou a outras interpretações da ética do Sermão. Mesmo assim, nos tempos modernos muitos tomaram ao pé da letra as exigências do Sermão da Montanha. Um deles foi o escritor russo Leon Tolstoi (1828-1910)
- A igreja católica romana já declarou que o Sermão da Montanha se dirige, sobretudo àqueles que têm uma vocação — os religiosos, padres, monges, frades e freiras —-, em particular em suas exigências de celibato e pobreza pessoal.
- A interpretação luterana em geral tem sido que os mandamentos do Sermão da Montanha são exigências ideais, as quais é impossível seguir neste mundo. Porém, quando os homens veem que não conseguem cumpri-las, compreendem como são incomparavelmente limitados em relação a Deus. Eles são seres pecadores que precisam do perdão e da ajuda de Deus para poder viver.
Mais recentemente, teólogos luteranos ressaltaram que o
Sermão da Montanha é uma parte da revelação de Jesus sobre a
vinda
do reino de Deus. A ética do Sermão, portanto, é algo que o
homem
pode lutar para alcançar em sua vida pessoal e comunitária; no
entanto, a realização final desses ideais só virá com o
advento do
reino de Deus.
- A teologia protestante desenvolveu outro conceito, baseado na ideia de que o mais importante é ter boa vontade, ser bem-intencionado nas ações. Essa interpretação já sofreu pesadas críticas, pois reduz a moral a algo puramente interior.
- Uma quinta maneira de interpretar é que Jesus queria censurar os fariseus do seu próprio tempo e o "farisaísmo" de todas as épocas. Isso inclui a auto-indulgência e a arrogância ocidental dos tempos modernos .
Julgamento de Jesus
Para narrar os acontecimentos que antecederam e apresentar como ocorreu o julgamento de Jesus, indicarei um documentário feito pelo canal Discovery que tem como objetivo principal responder a seguinte questão: quem matou Jesus?
O vídeo acima é apenas a Primeira Parte de um total de Cinco que você poderá assistir clicando no vídeo que o direcionará para o Youtube que contém as partes restantes.
Créditos
Bíblia Sagrada: Edição Pastoral Lucas 2:1-7 Marcos 1:9-11 A Vida de Jesus, Ellen G. White Página: 19
E-book: Livro das Religiões, Jostein Gaarder, Henry Notaker, Victor Hellern Interpretações do Sermão da Montanha Páginas: 172 e 173.
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