Por isso é natural que eu parta feito um louco atras dela, mas isso só vai acontecer daqui a pouco. É esquisito ter lembranças de coisas que ainda não aconteceram, acabo de me lembrar que Matilde vai sumir para sempre.
Um livro de reminiscências narrado sem ordem cronológica, alfabética, ou por assunto.
A memória é deveras um pandemônio, mas está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas.Estou fascinando-me por histórias antigas que mostram o retrato histórico vivido pelo Brasil em determinada época, neste livro pude encontrar-me com um dos primeiros tripulantes dos navios que nesta terra chegaram e deparar-me com sua geração desde então, contada até a contemporaneidade.
Do meu último passeio, só me lembro por causa de uma desavença com o chofer de praça. Ele não queria me esperar meia horinha em frente ao cemitério São João Batista, e como dirigisse a mim de forma rude, perdi a cabeça e alcei a voz, escute aqui senhor, eu sou bisneto do barão dos Arcos. Aí ele me mandou tomar no cu mais o barão, desaforo que nem lhe posso censurar.
O desfecho, não sei lhe dizer porquê faz me lembrar da música João e Maria...
Agora eu era o herói E o meu cavalo só falava inglês A noiva do caubói era você além das outras três Eu enfrentava os batalhões...
Com o tempo aprendi que o ciúme é um sentimento para proclamar de peito aberto, no instante mesmo de sua origem. Porque ao nascer, ele é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido à mulher como uma rosa. Senão, no instante seguinte ele se fecha em repolho, e dentro dele todo o mal fermenta. O ciúme é então a espécie mais introvertida das invejas, e mordendo-se todo, põe nos outros a culpa da sua feiura. Sabendo-se desprezível, apresenta com nomes supostos.Antologias, deixo-as aqui para relembrar de pedaços desta obra madura de um sábio escritor.
Porque tudo é mesmo uma merda, mas depois melhora um pouco, quando de noite a namorada vem.Eulálio D´Assumpção, peripécias encantadoras contadas em um lugar qualquer onde alguém possa ouvir.
E com meu tronco eu a apertada, eu a espremia a valer, eu quase a esmagava na parede, até que Matilde disse, eu vou, Eulálio, e seu corpo tremeu inteiro, levando o meu a tremer junto.O encanto de cada versão de suas histórias fascina em cada trecho.
Mas se com a idade a gente dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida.Um simples verso da lavadeira tirava-o daquela monotonia.
Você me derrubou, mas eu levantei, Você me machucou, mas eu lhe perdoei
Nenhum comentário:
Postar um comentário