Há um pequeno detalhe que não posso deixar que passe em branco, quando escrevi que Memórias Póstumas de Brás Cubas marca o início do Realismo no Brasil é da seguinte maneira:
DOIS TIPOS DE REALISMOO chamado Realismo na Literatura brasileira compreende duas manifestações literárias muito diferentes, ambas marcadas pela oposição à tendência idealizante do Romantismo e pela atitude crítica em relação à sociedade. De um lado temos o Realismo propriamente dito, ou Realismo Psicológico, inaugurado por Memórias Póstumas de Brás Cubas; de outro, o Realismo-Naturalismo, cujo marco inicial é o romance O Mulato, também de 1881, de Aluísio Azevedo (1857-1913). A obra mais importante do Realismo-Naturalismo é O Cortiço, de Aluísio Azevedo, editado em 1890. No livro de Azevedo, a trama desenvolve-se em uma habitação coletiva do Rio de Janeiro, onde vivem e circulam operários, prostitutas e personagens das mais variadas classes sociais. A composição desses tipos e do enredo tem a intenção de descrever objetivamente a vida de uma determinada sociedade e retratar seu funcionamento. O Realismo-Naturalismo é cientificista e determinista, considerando que as ações humanas são produtos de leis naturais: do meio, das características hereditárias e do momento histórico. Já o Realismo Psicológico de Machado de Assis despreza tanta objetividade. O escritor concentra sua narrativa na visão de mundo de seus personagens, expondo suas contradições. A classificação mais adotada para definir a escola literária a que pertence Machado de Assis na segunda fase de sua obra é Realismo Psicológico. O recurso que ele utiliza para discutir a sociedade é a abordagem, em profundidade, da individualidade e do caráter dos personagens.
Não há uma ordem cronológica neste romance, M. de A. ressalta no prólogo na quarta edição perguntado se este livro é um romance "sim e não, era romance para uns e não o era para outros" sobre a ordem cronológica destaca no primeiro capítulo "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."(I)
Lembre-se que há 2 Brás Cubas no livro o morto e o vivo, o morto que descreve as dissertativas, franco (não preocupa-se em estar certo ou errado, ele já está morto) "advirto que a franqueza é a primeira virtude de um defunto " (XXIV), sarcástico, irônico e observador. O vivo está apenas nos diálogos usados ao decorrer do livro.
Alguns dos principais capítulos do livro são: O emplasto, O delírio, Coxa de nascença, O embrulho misterioso, O velho diálogo de Adão e Eva, O vergalho e das Negativas.
Naturalmente estes são os considerados mais importantes mas aqui entre nós o livro inteiro é uma pérola.
"Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita?"(XXXIII) Este enigma que Brás Cubas tenta desvendar no capítulo posterior ao de Coxa de nascença é sobre a Eugênia ser coxa (manca), Eugênia era filha ilegítima de um amor entre dois amantes, o nome Eugênia significa bom gene. a bem nascida. Para Brás Cubas uma mulher bonita jamais poderia ser coxa deveria ser feia mas Eugênia era bonita e coxa, eles não ficaram juntos diria por orgulho deste Brás Cubas, achava-se superior (socialmente) e jamais um Cubas poderia casar-se com uma coxa, isto seria o pior. Ele chega a dizer isto "Tu, minha Eugênia, é que não as descalçaste nunca; foste aí pela estrada da vida, manquejando da perna e do amor, triste como os enterros pobres, solitária, calada, laboriosa, até que vieste também para esta outra margem... O que eu não sei é se a tua existência era muito necessária ao século. Quem sabe? Talvez um comparsa de menos fizesse patear a tragédia humana." (XXXVI).
Em diversos trechos do livro são feitas algumas citações de vários escritores como, Shakespeare, Virgílio, Sêneca e inclusive é usado algumas escrituras bíblicas.
Uma das minhas citações favoritas é a do capítulo Na Tijuca, "Que bom é estar triste e não dizer coisa nenhuma" Shakespeare.
Personagens:
Brás Cubas: O protagonista deste romance, vivo e morto, fofoqueiro, cínico, amante...
Marcela: Foi nesta "linda Marcela" que Brás deu seu primeiro beijo, ela prostituta espanhola, amou Brás por "15 meses e 11 contos de réis". Viva o Amor!
Virgília: Seria esposa do Brás se ele não fosse tão vagaroso, perdeu pro Lobo Neves (esposo da Virgília) e depois viveram algumas aventuras.
Eulália: quase casou-se com o Brás, filha do coronel Damasceno que gostava de uma briga de galo.
Essas 3 foram as mulheres de Brás Cubas.
Luís Cubas: papai do Brás "tinha é verdade uns fumos de pacholice; mas quem não é um pouco pachola neste mundo?" (III), queria ver o filho casado e politico mas morreu o mesmo aconteceu com a sua mãe quando ele Volta ao Rio (XXII).
Sabina: Irmã do Brás.
Cotrim: Cunhado do Brás, lucro era tudo para ele ("Os fins justificam os meios" Lembras tu de Maquiavel?)
Dona Plácida: uma senhora que recebeu um embrulho misterioso do Brás em troca de silêncio e lealdade.
Prudêncio: ex-escravo da família dos Cubas, quando criança Brás fazia-o de cavalinho, quando conquistou a sua liberdade comprou um escravo por desejo de vingança , na tentativa de repetir com outra pessoa o que ele próprio sofreu, este personagem mostra a situação entre opressor e oprimido.
Quincas Borba: Amigo de infância de Brás, mendigo, filósofo, criador de um sistema filosófico adotado diria pelo Brás.
O livro pode ter sido publicado pelos anos de 1880, "Não acreditava que ele tivesse vivido numa época tão distante. Você pensaria que foi escrito ontem. É tão moderno e prazeroso. É uma obra muito, muito original."
Créditos:
http://fredb.sites.uol.com.br/mpbc.html
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/atualidades_online2.aspx
Obra Completa:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf
Filme Completo:
http://www.youtube.com/watch?v=badOiExoMKk
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