19 de agosto de 2018
Hoje senti uma coisa que precisa ser relatada aqui. Estava eu na casa de amigas, sentada no sofá, quando olhei ao redor e tive a sensação de que outras eu já estiveram naquele local, não exatamente a condição geográfica ou física, mas em Renita de outros tempos que estão comigo, lembrei de minhas reminiscências da infância e trouxe a imagem de minha irmã, figura importante da minha vida até os 6 anos. Com ela vem sua extroversão, e minha introversão?
5 de agosto de 2018
29 de abril de 2018
Não deixe sua côr passar em branco
ANO IV - Nº 19
JUNHO e JUNHO/90
MAIORIA FALANTE - Um serviço de combate ao racismo e à discriminação
Não deixe sua côr passar em branco
Rio - O Censo Geral de 1980 realizado no Brasil, demonstrou que somente 5,8% da população declarou-se preta, isto contra 38,6% do total de brasileiros que se autodeclararam pardos. Dentre as causas verificadas para este fenômeno está, com certeza, a "ideologia do embranquecimento", implementada pelos mecanismos sociais, políticos, religiosos e econômicos do país, que propagam o racismo como instrumento de dominação, fazendo crer, através das mídias de massas, que o preto, ou as pessoas de origem africana, deve buscar a identidade, ou a ascendência próxima ao "branco", como foram a de expressar a sua existência e dimensão humana, na nossa tão desgraçada e empobrecida sociedade.
Ao longo da década passada, demonstrou-se, cientificamente, que se acentua a tendência à auto-negação, sendo que uma das pesquisas registrou mais de 130 declarações de cores diferentes entre os entrevistados, numa das mais complexas situações de fuga de uma população, da sua perspectiva de ser social, de elemento cultural e de indivíduo enquanto parte do tônus de uma Nação.
Com o objeto de interferir e de alterar esse quadro, organizações civis (IBASE, IPCN, APN, ISER, Nùcleo da Cor/IFCS, CEAP, CEAA, IPDH, CERNE e Jornal MAIORIA FALANTE, com o apoio da Fundação Ford) vêm se reunindo desde janeiro e desenvolveram a Campanha do Censo 90: "NÃO DEIXE A SUA COR PASSAR EM BRANCO - USE O BOM C/SENSO"; com lançamento nacional no dia 30 de julho, tendo continuidade durante os meses de realização do Censo Geral de 1990.
A sua participação e de sua entidade são por demais importantes. Solicite os cartazes e outras informações, por carta ou telefone, diretamente ao Jornal MAIORIA FALANTE.
Assinar:
Comentários (Atom)